quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Amor X Dinheiro

    Essa postagem vai ser um pouco diferente, estou hoje mais uma Alanessa cheia de devaneios, pensamentos, talvez um tanto revoltada, até mesmo um pouco acadêmica, então, que venham citações e referências... Enfim, como tanto murmurei em diversos momentos por aqui, alguns puderam perceber que ano passado foi uma loucura e em meio a esse caos estava construindo meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), nele falei sobre a questão de relacionamentos por amor e/ou dinheiro e enquanto fazia isso comecei a pensar em certas coisas sobre a nossa vida e sociedade.


    Na minha pesquisa percebi que mesmo vivendo em pleno século XXI, continuamos com a mente do século XIX pra certas coisas que parecem não incomodar a muitos. Indo direto ao ponto, no meu trabalho mostrava a importância do dinheiro nos relacionamentos nas obras Persuasão, de Jane Austen e Senhora, de José de Alencar, nos quais os casais protagonistas separavam-se por um dos personagens não ter dinheiro e assim não ser considerado "digno" (sim, essa palavra é realmente usada)  do outro. Falando sobre a vida real, naquela época tinha até mesmo um manual de casamentos para jovens, alertando para que não se casassem com ninguém de "nível inferior" ao seu.

    "O casamento com “gente igual” era altamente recomendável, e poucos eram os jovens que rompiam com essa tradição. O autor de um desses manuais (o Guia de casados) recomendava em 1747: “uma das coisas que mais podem assegurar a futura felicidade dos casados é a proporção do casamento. A desigualdade causa contradição, discórdia [...] Perde-se a paz e a vida é um inferno" (PRIORE, 2013, p. 15)."


Imagem: Pinterest




    Parece pesado, não é? Mas infelizmente é a nossa realidade, pois em busca de uma "boa vida" tantas pessoas deixam o amor de lado até mesmo nos dias de hoje, e NÃO, isso não é história de novela mexicana, basta olhar direito que vemos isso ao nosso lado, afinal muitas(os) ainda pensam em casar apenas com aquele príncipe (princesa) lindo(a) e rico(a) para viver perfeitamente seu conto de fada, não sabendo que esse estereótipo é uma mera ilusão, a realidade é a de pessoas com defeitos, e se caso não olhemos além de sua conta bancária, é mais fácil viver um drama digno de Victor Hugo ou uma história de terror digna de Stephen King.


    O que acho engraçado (para não dizer trágico) é que esses preconceitos do ponto de vista financeiro existem SIM, quantos casais não foram separados por não serem "iguais", por terem "um muro separando os seus mundos", por eles serem "tão diferentes, que nunca darão certo"???. Só posso dizer que relacionamento é uma das coisas mais complicadas na vida humana, porque nem mesmo gêmeos são iguais, mas quando se tem amor, compreensão e verdade, nenhuma conta poupança ou corrente pode separar ou romper esse sentimento e ganhar a disputa do Amor X Dinheiro.


    Meu estudo foi longo, MUITO longo, não coloquei nem 1% dele aqui. Sei que obviamente o dinheiro é necessário, não sou louca para duvidar disso, mas um ponto importante é termos a consciência que não devemos deixar nada nos separar daquilo e daquele(s) que amamos de verdade, não nos fazendo enxergar as prioridades das nossas vidas.

REFERÊNCIA:
PRIORE, Mary Del. Conversas e histórias de mulher. 1. ed. - São Paulo: Planeta, 2013.


  P.S.1: Inacreditável, na verdade acreditavelmente, no dia que finalizei esse post e iria postar aqui no blog, mais especificamente ontem fui roubada em plena luz do dia, o que me deixou pensando mais uma vez o que o dinheiro não faz com a mente humana? levando esses indivíduos a saírem de suas casas para assaltar essa coitada que só tinha ido pagar suas contas (felizmente já tinha pago🙌), assim me pergunto como o troco desse dinheiro o fará mudar de vida, o tornará milionário? Digo que não, e isso me leva a afirmar mais fortemente que, infelizmente a fraca mente humana é tão suscetível quando se trata desse pedaço de papel e/ou metal que nos trás tantos problemas. Graças a Deus estou bem (um pouco chateada ainda? sim), mas o que dizer da consciência e "vida" (se posso chamar disso) desses dois indivíduos, na verdade sinto  muito por eles, pois fico imaginado o que os leva a cometer isso contra os outros e principalmente contra si.

  P.S.2: Desculpem pela mudança de foco, porém acredito que quanto mais ficarmos calados, negligenciarmos e nos acostumarmos com essas situações mais elas tornarão-se cotidianas (se é que não estão🙍). E vou aconselhando também que você NUNCA deve resistir, em seguida vá direto à delegacia e tenha a consciência que sua vida é mais importante que qualquer outra coisa que tenha sido levada. 

  P.S.3: Se quem roubou minha bolsa lê meu blog, favor devolver minhas xeroxes, afinal tenho que estudar para assim pelo menos tentar fazer do mundo um lugar melhor (sim, minha esperança nunca acaba), e poder mostrar aos meus alunos que por meio dos estudos podemos SIM mudar a nossa sociedade e ajudar pessoas que acreditam não existir outras formas de transformar as suas histórias, pois se tem alguém que pode nos ajudar com isso é a uma sábia senhora chamada EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...